quarta-feira, 3 de agosto de 2011

"Amai-vos uns aos outros!"

Impressionante como o amor está em moda. As pessoas gostam de falar de amor. As musicas mais ouvidas e tocadas nas rádios mundiais falam de amor. Nunca se usou tanto expressões de amor como hoje. “Eu te amo”, “I Love you”, estão na boca de pessoas do mundo inteiro. Expressões como essa se tornaram tão comuns que às vezes se tornam até banal. Agora, mais impressionante é que pessoas falam de amor, cantam de amor, mas não vivem o amor. Perdeu-se o verdadeiro significado de amar. Está palavra que hoje está sendo usada de maneira tão egoísta e hedonista, é a essência do evangelho, base da vida cristã, e representa o próprio caráter de Jesus, pois a Bíblia diz que Deus é o amor.  Amor é mais que um sentimento, amor é uma atitude. Uma atitude que às vezes é tão fácil de falar, e tão difícil de fazer.
Um dos mais difíceis mandamentos de Jesus falava exclusivamente de amor. Em João 13:34, Jesus diz “Amai-vos uns aos outros”. Como é complexa esta declaração. Jesus ainda diz mais, Mateus 5:44, Ele diz “Que "Amai os vossos inimigos; fazei o bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos perseguem e caluniam, a fim de serdes filhos do vosso Pai ...” Que declaração forte de Jesus. Como é possível ter este amor. Em Mateus 24:13 diz que nos últimos dias, o amor se esfriaria de quase todos. Agora uma coisa não podemos esquecer, Nós precisamos amar porque Jesus amou. Ele é a fonte motivadora do amor, nele está a fonte inesgotável de amor. Amar é um milagre da graça de Deus, que só Ele pode oferecer. E a boa noticia é que esta fonte de amor está a nossa disposição.
Na igreja de Corinto faltava amor então Paulo sabendo disto escreveu o capítulo 13 que possui três divisões.

            I. necessitamos de amor  1Co 13:1-3.

Estes três versos falam da nossa necessidade de Amor. Posso realizar diversos feitos sem a motivação correta, O Amor.  Posso entregar os meus bens, posso dar meu corpo...  No dia 11 de Setembro de 2001, houve o atentado às torres gêmeas do World Trade Center, em Nova Iorque.  Aqueles terroristas deram sua vida para matar várias, amavam a causa, mas esqueceram-se do verdadeiro amor.

            II. Não conhecemos o verdadeiro amor.  (1 Cor. 13:4-6)


Nestes versos identificamos a explicação do amor. Jesus é a personificação do amor. Na parábola do Bom Samaritano, os líderes religiosos não demonstraram amor com o próximo, mas sim o Samaritano que era excluído pela sociedade. “Em Cristo saímos dos extremos para o equilíbrio”
O amor tem um componente moral vs. 6, “não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade”.  Às vezes os namorados cobram provas de amor , pedindo que suas namoradas se entreguem para eles, mas será que isto é amor de verdade.

            III. necessitamos do amor que espera. (1 Cor. 13:7)


         As palavras centrais do capítulo são: “Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”.   O natural do ser humano é completar o nosso semelhante com o mal. Devemos aprender a ver o melhor do outro. Jesus crê em nós, ele viu o melhor de Maria Madalena, Ele viu o melhor do ladrão na cruz.
                Portando, devemos como filhos de Deus demonstrar o amor verdadeiro aos semelhantes, Jesus é a pessoa do amor e dEle podemos buscar, pois é uma fonte inesgotável e quando bebermos desta fonte, seremos também transmissoras deste amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário