sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Verdadeiros adoradores


“Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e verdade; porque são estes que o pai procura como seus adoradores.” João 4:23
A lição deste trimestre tem me deixado muito feliz a cada semana, ao descobrir que a igreja está se despertando para o assunto da adoração. Precisamos rever a maneira que adoramos ao Senhor. Deus deseja que seus filhos O adorem. Mas Ele não precisa de nossa adoração, nós é que precisamos adorar ao Senhor.
 Agora, precisamos levar alguns pontos em consideração: Primeiro, adoração não é um momento especifico. Adoração é um estilo de vida. E louvor é diferente de adoração. Louvor é uma expressão da adoração que eu ofereço ao Senhor, mas não é tudo.  Quando acordamos passamos para um processo de adoração ao Senhor. E durante o nosso dia, nós em vários momentos apresentamos expressões de louvor a Deus. A música é uma expressão de louvor, por exemplo. Eu não preciso estar na igreja para cantar a Deus. Eu canto no quarto, no banheiro, no carro, lavando louça e Deus aceita a minha adoração da mesma maneira. Porem eu não posso esquecer que com as minhas conversas eu adoro a Deus, com o que eu assisto eu adoro a Deus, com o que acesso na internet eu adoro a Deus. E isto é muito forte e significativo. O Salmista diz “Para onde eu me ausentarei do Teu Espírito? Para onde fugirei da tua face?” Salmos 139:7
Segundo, louvor é um presente que ofereço a Deus. Eu louvo cantando, pregando, ensinando, ofertando entre muitas outras coisas. Entretanto, quando eu vou dar um presente a alguém eu geralmente ofereço aquilo que a pessoa que está recebendo gosta, e não o que eu gosto. Eu não tento moldar os gostos dela com os meus. Eu faço e pronto. Sem questionar. E este é problema dos cristãos. Deus deixou na Biblia as orientações. Eu preciso seguir e pronto. A maneira que Deus quer ser louvado está lá, eu sigo e pronto. Ele tem o melhor pra mim. A sabedoria de Deus é maior que a minha. Eu preciso obedecer.
Terceiro, nós somos seres emocionais. Geralmente as nossas atitudes e decisões são tomadas mais baseados na emoção do que na razão. Isto não dá pra negar. Porem, Deus faz uma advertência pra nós. Olha o que o apostolo Paulo diz: Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” Rom. 12:1. Deus quer mais que um culto emocional, ele quer um culto racional. Ele quer que quando eu cante que não seja uma musica baseado em gostos e preferências pessoais, e nem só que me faça sentir bem, mas que me faça pensar. Que eu reflita. E que me traga uma mensagem espiritual. E que o ritmo apenas confirme a mensagem que ela está nos transmitindo.
Para terminar, reflita comigo em mais um ponto. Jeremias diz assim: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o coração.” Jeremias 27:13. Como Adventistas nós temos uma qualidade musical extraordinária. As nossas músicas são admiradas e respeitadas em muitos meios musicais. Louvado Seja Deus por isso, que usa seus filhos como instrumentos pra isso. Infelizmente o louvor congregacional da nossa igreja ainda está muito aquém do ideal de Deus. Deus é glorificado por hinos de louvor vindos de um coração puro, cheio de amor e devoção para com Ele. Ellen White citou varias vezes a importância do canto congregacional como parte fundamental do culto a Deus. Mas precisamos ainda aprender muito em cantar a Deus. Deus não deseja que eu cante por cantar apenas. Precisamos cantar com o coração. A musica congregacional não deveria ser apenas mais um momento de nosso culto, muitas vezes usado como parte inferior do culto ou simplesmente para tapar buraco. Deveria ser uma parte singular. O nosso canto deveria ser incentivado na igreja como que um ensaio do coral celestial. Uma música que chegue ao trono de Deus como aroma suave. Mas precisamos cantar com fome de Deus, com desejo sincero e profundo de louvar a Deus. Como diz o salmista a nossa alma deveria ter sede de Deus, como terra seca anseia precisa de água. Não isso que estamos vendo.
Deus hoje nos faz um apelo profundo para investirmos mais no cântico da igreja. Mas que a vida da igreja seja uma verdadeira adoração ao Senhor. É de verdadeiros adoradores que Deus deseja. Verdadeiros adoradores precisamos ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário